O papel da Odontologia na Medicina do sono começou com os estudos do bruxismo do sono. Este é um distúrbio de movimento caracterizado pelo ranger, bater ou apertar dos dentes durante o sono, tanto em adultos, como em crianças.
Apesar de ainda ser necessário mais estudos para um melhor entendimento do bruxismo, hoje já se conhece grande parte de suas características, sua associação comoutros distúrbios de sono e condições clínicas. Além disso, também sabemos algumas formas de controle graças as pesquisas publicadas em vários locais do mundo desde osanos 60 do século passado.
Outra área de interesse para a Odontologia relacionada com a saúde do sono são os distúrbios respiratórios obstrutivos do sono, em adultos e crianças. Assim, em especial no que diz respeito às características diagnósticas relacionadas com a formação das estruturas faciais. Essa é uma área de grande atuação para a Odontologia, assim como os tratamentos para o controle da apneia obstrutiva do sono (AOS) e o ronco com aparelhos intraorais e as cirurgias ortognáticas.